A e-MAIS – Movimento Associação dos Sistemas de Informação em Saúde – realizou na passada 6ª feira um diálogo estruturado sobre cibersegurança hospitalar.
Este diálogo congregou profissionais dos sistemas de informação em saúde dos setores público, privado e social e procurou promover a partilha de boas práticas, assim como de desafios comuns, enfrentados ao nível da gestão nesta área crítica e à luz dos acontecimentos recentes.
A discussão focou-se no diagnóstico a efetuar e na terapêutica a aplicar relativamente a três grandes temas: o factor humano e que políticas adotar, a tecnologia e como esta deve ser gerida por forma a maximizar a cibersegurança das organizações prestadoras de cuidados de saúde, e como alavancar grupos de cooperação de forma a construir resiliência em rede face a ciberataques, cada vez mais comuns na Saúde.
O grupo reunido decidiu manter a sua articulação através de diversos canais, constituindo um espaço livre de discussão e partilha que a e-MAIS continuará a dinamizar como parte da sua missão de interesse público.
Este diálogo estruturado promovido pela e-MAIS é apenas uma de várias ações que a sua Direção pretende prosseguir com o objetivo de fomentar a discussão sobre os sistemas de informação em saúde.
A e-MAIS e a sua direção permanecem disponíveis para divulgar e apoiar iniciativas de caráter diverso que visem o aprofundamento e discussão dos sistemas de informação em Saúde, assim como a ligação entre os profissionais que trabalham nesta área.
Convidamos todos os profissionais dos sistemas de informação em saúde dos setores público, privado e social a participarem nas várias atividades da e-MAIS e darem o vosso contributo na implementação de sistemas mais seguros para utentes, profissionais e instituições.
Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas contacte geral@e-mais.pt.
A direção